Diversos são os motivos que fazem os pacientes procurarem um urologista
Especialidades O Doutor Agendamento Clínicas Exames Fale Comigo Onde Estou
UROLOGIA PEDIÁTRICA
UROLOGIA FEMININA
URONEUROLOGIA
UROGERIATRIA
URO-ONCOLOGIA
CALCULOSE RENAL
ANDROLOGIA
INFERTILIDADE
DST
ENDOUROLOGIA
HBP (CRESCIMENTO DA PRÓSTATA)
TRANSPLANTE RENAL
NEFROLOGISTA
PROCTOLOGISTA
PRÓTESE PENIANA
SEXUALIDADE FEMININA
Principais motivos de procura:
Check up de próstata, exame pré-nupcial, dúvida sobre fertilidade, preocupação pós-coito desprotegido, dúvidas de estética genital masculina, acompanhamento da puberdade no adolescente, desejo de realizar vasectomia, perda de urina, cistite, dificuldade de ereção, sangue na urina, lesão no genital, dor no testículo, cólica renal, encaminhamento de outras especialidades, fimose, alteração na cor da urina, dor nos rins, ejaculação precoce, tamanho do penis, condiloma (HPV), dificuldade de urinar, levanta muito a noite para urinar, hérnia inguinal, exame de toque, etc.
Trata desde o recém nascido ao adolescente, tanto o menino quanto a menina. São doenças congênitas, a pessoa nasce com a doença, podendo ser diagnostica inclusive no pré-natal (exemplo:hidronefrose). Nos meninos algumas manifestações são claras, como: testículo fora da bolsa (criptorquidia), liquido dentro do escroto (hidrocele) e a mais comum de todas as consultas: a fimose. Existem doenças que ficam escondidas (Exemplo: Refluxo vesico-ureteral). A manifestação principal é a infecção urinaria geralmente diagnosticada pelo pediatra que encaminha a criança para avaliação do urologista.
Algumas doenças necessitam de tratamento cirúrgico que será realizado pelo urologista pediátrico. Como o organismo da criança reage diferente do adulto é fundamental que o especialista esteja familiarizado com a rotina especial que a criança necessita.
Trata dos distúrbios miccionais da mulher, isto é, perda urinaria involuntária (incontinência), urgência para urinar (bexiga hiperativa), síndrome dolorosa na bexiga e o principal motivo de muitas consultas: CISTITE DE REPETIÇÃO.
Trata dos distúrbios miccionais causados por doenças que afetam o sistema nervoso do aparelho urinário. Nesta área de atuação temos o nicho dos caderantes (trauma raqui-medular) que necessitam de suporte urologico para preservação dos rins e controle do esvaziamento vesical.
Termo novo utilizado para especificar um segmento da população que apresenta doenças urológicas nas quais estão interligadas com particularidades inerente a idade como associação com doenças crônicas e uso de medicação contínua.
Trata dos tumores que atingem os órgãos do aparelho urinário do homem e da mulher e o genital do homem. Neste segmento temos como principal foco o tratamento do câncer de próstata. Outros não menos comuns estão o câncer de bexiga, rins e testículo. O urologista esta preparado para fazer o diagnostico, realizar cirurgias se necessário e tratar do paciente oncologico em todas as fases, incluindo a supervisão quando for necessário da radioterapia ou quimioterapia.
Trata das pedras nos rins que podem gerar a famosa e dolorosa "cólica renal". Só quem viveu ou viu um parente ou amigo com cólica renal sabe o quanto isso é sofrido e incapacitante. O urologista trata da calculose urinaria desde uma simples orientação de dieta e monitorização até a necessidade de cirurgia. Atualmente as "cirurgias" são pouco invasivas, usamos o próprio canal da urina para acessar os cálculos ou através de um pequeno "furinho" nas costas, garantindo um retorno rápido as atividades normais. A litotripsia extracorpórea ou LECO também faz parte deste tratamento, sendo indicada e realizada pelo urologista. Mas de nada serve tratar se não soubermos prevenir. Medidas simples e monitorização podem afastar o paciente do trauma de uma nova cólica renal.
Trata das disfunções sexuais e da fertilidade masculina. Não existe a especialidade andrologista.A andrologia é uma área de atuação dentro da urologia exclusiva do urologista. Nesse tópico atuamos na disfunção erétil com tratamento medicamentoso e cirúrgico. Abordamos também os distúrbios de ejaculação (ejaculação precoce) e a Doença de Peyronie (pênis torto).
Realizamos o diagnostico e o tratamento do fator masculino para infertilidade conjugal. Podemos atuar com medicação, cirurgia e indicação de tratamento com inseminação artificial (bebê de proveta). O urologista realiza a reversão de vasectomia e corrige a varicocele (varizes no testículo) que representa o principal fator de risco da infertilidade de causa masculina.
Trata de lesões genitais masculinas. A maioria das doenças se manifestam em forma de verrugas (HPV, Herpes), ulceras (Sifilis) ou corrimentos (gonorreia). Algumas DST não apresentam manifestação genital , caso do HIV e da Hepatite B. Neste caso cabe ao urologista pedir as sorologias. Qualquer alteração genital (coceira, vermelhidão) poderá ser avaliada pelo urologista.
Não é uma sub-especialidade mas sim uma área da urologia que envolve tratamento minimamente invasivo, através de novas tecnologias. Principalmente cirurgias que são realizadas pelo canal da urina ou por pequenas incisões no caso do acesso percutâneo ao rim ou a vádeo-laparoscopia assistida ou não pelo robô.
Trata do crescimento da próstata que pode gerar obstrução do canal da urina. O paciente procura o urologista com queixa de jato fraco, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, urgência urinaria, frequência urinaria aumentada e nicturia (urinar a noite com frequência). O tratamento inicialmente é medicamentoso, mas poderá evoluir para cirurgia que geralmente é feita através do canal da urina (RTU de próstata-laser).
O urologista realiza a cirurgia de transplante renal. Cuida do paciente transplantado junto com o nefrologista.
Medico clinico, não faz cirurgia. Cuida da filtração do sangue pelos rins para produção de urina. Trata de doenças como glomérulo nefrites, hipertensão de origem renal e insuficiência renal. É o medico que monitora a hemodiálise e cuida do paciente que fez transplante renal.
Medico cirurgião, que atua no intestino grosso, sigmoide, reto e anus. Assim como o urologista também pode fazer exame de toque retal. Mas não é a especialidade que faz exame de próstata. É o medico que cuida de hemorroida e sangramento anal. Quando o urologista faz o exame de toque, ele consegue através do reto sentir a próstata que esta próxima, mas não tem ligação com o reto. Quando o proctologista faz exame de toque, ele não se preocupa com a próstata, mas sim com as possíveis alterações que podem ocorrer no ânus e no reto como hemorroida, plicoma, fissuras, fistulas, tumores, abscessos, etc.
A prótese peniana é a solução definitiva para o problema de disfunção erétil após falha dos tratamentos conservadores. A prótese inflável de 3 volumes é a mais indicada por ser discreta no estado flacido e manter os mecanismos de insuflação peniana no seu diâmetro e comprimento quando desejo de ereção. Não prolongue seu sofrimento, peça mais informações para seu urologista

Assim como o homem a mulher também sofre com a disfunção sexual. Dor durante a relação, dificuldade em atingir o orgasmo, falta de desejo sexual e dificuldade de lubrificação/excitação são as principais causas para procurar ajuda medica. Atualmente existe tratamento para tudo isso e a mulher ou melhor o casal não precisa mais sofrer em silencio ou escondido por tabus.

www.sexualidadefeminina.com.br

Perguntas Frequentes Dicas Dr. Daniel indica Facebook Twitter Linkedin Vimeo Youtube Email
Nuts Valentina . Comunicação Estratégica